Recados

Quem sou eu

Páginas

Sociais

quinta-feira, 26 de julho de 2012
Por mais que você não queira, você não vai escapar dela... Ela vai te achar: Chega uma hora na vida de uma garota que ela chega a cada mês e te acompanha durante mais ou menos uma semana. Ela é chata, incomoda, ainda mais no verão, mas pelo menos tem um ponto positivo... Mostra que você está passando para a segunda fase, passando de menina para mulher, e isso é um grande passo. Já sabe a quem ou o que eu estou me referindo?? Acho que sim né...? Acertou quem disse menstruação! Mas será que você sabe tudo sobre o assunto? Fica ligada aí, para tirar suas dúvidas mais frequentes.




O que é menstruação?
É o sangramento mensal resultante da descamação do endométrio, o revestimento interno do útero.
Por que as mulheres menstruam?
Todo mês a mulher se prepara para engravidar e aí ela ovula, ou seja, todo mês acontece a liberação de um óvulo. Se ele não for fecundado (se não encontrar um espermatozóide pelo caminho), 14 dias após essa liberação, acontece o sangramento para que o útero se prepare novamente para um novo ciclo.
P.S: Se o óvulo encontrar um espermatozóide pelo caminho… Depois de nove meses você vê o resultado…
Com que idade, em média, as mulheres menstruam?
Dos nove aos 15 anos é esperado que aconteça o primeiro sangramento menstrual. Em média acontece por volta dos 12 a 13 anos.
O ciclo menstrual normalmente dura quantos dias?
Dura em média 28 dias, mas pode variar de 25 a 45 dias. Estas variações são normais se estiverem todas dentro de um mesmo padrão. O ciclo menstrual é muito sensível. Pode acontecer de a garota ficar estressada ou com algum outro problema de saúde e a menstruação desregular.
Até que idade é normal ficar com a menstruação desregulada?
Em média, após os 15 anos a menstruação se regula. Se isto não acontecer, é interessante procurar um ginecologista para investigar problemas hormonais.
É normal menstruar bastante?
É comum as adolescentes terem um maior fluxo menstrual. Mas se o sangramento for excessivo, do tipo que leva a pessoa à anemia e atrapalha suas atividades do dia a dia, então a garota deve procurar um médico para que ele faça um diagnóstico.
É normal ter um “escape” antes da hora? Aquele sangue meio marrom é normal?
Se a mulher usa pílula é bem comum acontecer isto nas primeiras cartelas. Fora isto, o que é esperado o sangue vir marrom somente nos primeiros e últimos dias do ciclo.
O que é a cólica e por que algumas garotas têm mais e outras menos?
A cólica é uma dor resultante da contração do útero, que expulsa o sangue menstrual. Ela é provocada por uma série de substâncias inflamatórias que o endométrio (revestimento interno do útero) produz. Algumas garotas têm mais e outras menos essas substâncias, e, por isso, ocorre essa variação de intensidade da cólica.
Existe algum alimento que aumenta a cólica? Outro que diminui?
Não, a cólica menstrual não está relacionada a nenhum tipo de alimento.
A alimentação influencia o ciclo menstrual?
O que influencia não são os alimentos e sim o índice de massa corpórea (I.M.C). Se ele for muito baixo ou muito alto, a mulher passa a não ovular, gerando uma irregularidade menstrual, já que a menstruação é resultado direto da ovulação.
Em relação ao absorvente: garotas virgens podem usar absorvente interno?
Podem, sim. Desde que sejam inseridos adequadamente e que sejam modelos próprios para adolescentes, os “teens”, que não causam ruptura do hímem.
Por que as garotas sofrem de TPM –Tensão Pré Menstrual? É normal?
A TPM acontece por conta da “queda” dos hormônios para que aconteça a menstruação. Eles desregulam algumas substâncias no cérebro que regulam o humor. Pode acontecer em intensidade variável de mulher para mulher e piora nos períodos de estresse. Ela é esperada, mas tem tratamento.
Hoje em dia parece que as garotas sofrem mais com o ovário policístico do que antigamente. Isso é verdade? E afinal, o que é ovário policístico?
A síndrome dos ovários policísticos é uma consequência de variações hormonais que impedem a ovulação da mulher. Se ela não ovula, não tem menstruação ou ela vem várias vezes no mês. Talvez a incidência esteja aumentando por conta da obesidade, que é maior hoje em dia e também porque as pessoas têm mais acesso ao médico que diagnostica o problema por meio, principalmente, do histórico da paciente e não por meio do ultrassom.

Espero que as dicas tenham sido de bastante utilidade!

0 comentários: